Histórico


Grupo Boneco Vivo
         Teatro e Oficinas
  




  O Grupo Boneco Vivo nasceu em agosto de 2004, como fruto da "Cia Artística Mamulengar" com o objetivo de pesquisar, praticar e incentivar o teatro de bonecos.




Principais trabalhos realizados 

peça “Torturas de Um Coração”
de Ariano Suassuna escrita especialmente para o teatro de mamulengos, com personagens típicos e estrutura tradicional, apresentada em praças, feiras, parques e escolas.

Bloco dos Mamulengos Carnaval Em Comunidade
Oficinas de construção de bonecos, bonecões e máscaras, resultando em um bloco de carnaval de rua, com banda percussiva formada com as crianças da comunidade misturando banda de sucata e instrumentos tradicionais, que iniciou com a Cia Mamulengar em 2001, e até hoje faz do carnaval uma brincadeira com muita alegria e espontaneidade.


“Mamulengo do Zé Polenta”,
Teatro de Mamulengo e a Tradição dos Bonecões
Zé Polenta, um bonecão de 3m de altura, um homem palco, onde surgem mamulengos abordando os mais variados temas e se apresentando para os mais diversos públicos, de fabricas a creches.





Oficina:
Confecção de bonecos, montagem e apresentação de teatro de bonecos

Projeto realizado com crianças, adolescentes, e com Agentes Comunitários de Saúde, do bairro Campo dos Alemães em São José dos Campos, com peças educativas sobre, dengue, hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, apresentadas em escolas da região

Em 2006 os dois fundadores do Grupo Boneco Vivo, Vivian Rau e Ari Pereira, mudaram para Pernambuco para realizar intercambio cultural com grupos de teatro de bonecos e mestres mamulengueiros, onde ficaram por um ano e seis meses, e se aperfeiçoaram na arte de fazer e apresentar o teatro de mamulengos. Em 2007, ainda em Pernambuco na cidade de Olinda, começaram a se apresentar com a peça “Zé Café e as Encrencas da Inconseqüência” mais uma criação própria do Grupo Boneco Vivo que vem ensinando de forma divertida os benefícios da reciclagem, através de um personagem antigo do grupo, o Zé Café.

atualmente o Grupo Boneco Vivo vem se apresentando com:

Teatro de Mamulengos
"A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias" Assista ao video desta péça 
"Zé Café e as Encrencas da Inconsequência"
“Mestre Durval e Suas Histórias”

Perfomance teatral com Bonecões, Mamulengos e Musica ao vivo
"Chicó e Chicória Gigantes Foliões"  
"Brincando com Gigantes"  

Oficinas 
Mamulengo, Danças folclóricas e Musicalização, além de coordenar o Bloco dos Mamulengos.Contato:
Tel. (12) 9752 6336 Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário